Neruda

 

Neruda diz de uma forma muito dele que tudo quanto perde em casa, foi o mar que levou. E eu dou-lhe razão, mas não só para aquilo que se perde em casa, mas também na vida, como os sonhos e as esperanças, pessoas. É mais tranquilizador pensar que tudo foi arrastado pelo mar na sua força imensa e purificadora, e que um dia pode dar à costa do outro lado do mundo. Neruda diz que uma onda mensageira lhe devolve o que mar leva, mas mesmo que isso me aconteça, já não serão as mesmas depois de digeridas e processadas no imenso estômago do oceano. Mas o que é que eu sei dessas coisas, se calhar é preciso perder pessoas e esperanças e sonhos, deixá-los marinar no mar durante anos, uma eternidade até e depois, assim sem contar, eles regressam na forma devida, numa onda mensageira. 




Comentários

  1. Sim, vem trazida pela onda dentro de uma velha garrafa de rum.

    ResponderEliminar
  2. A vida é mais uma sucessão de perdas do que de ganhos. Começamos por perder tempo de vida à medida que os anos vão correndo. Depois perdemos sonhos, ilusões, empregos, dinheiro, amores, esperanças, liberdade, juventude, saúde, família e amigos. E vamos ,endurecendo e aprendendo a resistir às adversidades que a vida nos dá de presente.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim, desse ponto de vista são mais as perdas do que os ganhos... porque temos tendência a esquecer os primeiros anos de vida em que, pelo menos para mim, foi praticamente só ganhos :)
      mas é uma realidade que infelizmente nem toda a gente vive
      boa semana, muita saúde, um abraço

      Eliminar
  3. Pablo Neruda foi um poeta-diplomata chileno e político que ganhou o Prémio Nobel da Literatura em 1971. Neruda ficou conhecido como poeta quando tinha 13 anos, e escreveu numa variedade de estilos, incluindo poemas surrealistas, épicas históricas, manifestos abertamente políticos, uma autobiografia em prosa, e poemas de amor apaixonados como os da sua coleção Vinte Poemas de Amor e uma Canção Desesperada

    Foto muito bonita

    Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ando a ler uma casa na areia
      pena ter começado tão tarde a ler :)
      cumprimentos, boa semana

      Eliminar
  4. Os sonhos e as esperanças não sei se têm volta. Depende de cada um de nós e das voltas que a Vida dá, creio.
    Mas, achei mesmo muito, muito bonita a ideia de as "nossas" pessoas voltarem numa onda. Se virmos bem, afinal trata-se de sonhos e esperança.
    Do mais bonito que li nos últimos tempos.
    Obrigada Manel. E Neruda fica na lista.
    Um abraço do Algarve,
    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho pena de ter começado a ler Neruda tão tarde... é uma falha terrível :)
      um abraço, boa semana

      Eliminar
  5. Gostei da ideia, penso até que ela tem muito da calma apaziguadora para os males que inquietam a alma de todos nós.
    Quem sabe se tudo o que de bom vamos recebendo ao longo da vida, não serão os despojos de alguém, que ficaram a marinar, nas profundezas dos oceanos, durante séculos? Vamos esperar com calma, Manel... A nossa hora de recuperar sonhos, esperanças e pessoas, vai chegar.
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma :)
      daí que os átomos de tudo o que já existiu, continuam a existir transformados em tudo o que nos rodeia... pois Neruda pode existir agora como nuvem e livro e prato, ou até, onda :)
      beijo, boa semana

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares