gentil

 

A estrangeira, que não me conhece assim tão bem, queixa-se do barulho dos vizinhos. Porquê que as pessoas não seguram as portas? Pergunta, sem ter como saber se sou dessa estirpe que larga a porta atrás de mim. Compreendo o que diz, mas não lhe sei responder. Nunca entendi esse acto de selvajaria. Não gosto do barulho que fazem por isso seguro a porta até se fechar. As portas que menos gosto são aquelas com mola que fecham lentamente e quando estão perto do fim, batem com um estrondo. A essas, difíceis de conduzir, fecho os ouvidos. Também não gosto de bater com janelas, nem com armários, gavetas. É como se tentasse preservar o silêncio, esse animal assustadiço. Acabei de ouvir a vizinha de cima bater com a porta. Essa é da estirpe dos que temem o silêncio e criam barulhos para os espantarem. Ela tem uma criação espantosa, desde os saltos no soalho até ao arrastar de móveis pela noite dentro. Pode ser essa a justificação. O medo do silêncio. Falarei sobre isso com a estrangeira na próxima vez que nos cruzarmos. E depois pergunto-lhe como sabia que sou gentil com as portas.




Comentários

  1. O problema é das molas, ou da falta delas. Com os meus armários de cozinha é uma tragédia.
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. concordo, também devo ter falta de uma mola :)
      ou duas...

      Eliminar
  2. A verdade é que as pessoas se esquecem do bem-estar dos vizinhos e batem as portas como se fosse portões de uma quinta.
    .
    Abraço … feliz domingo
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mas mesmo que nã pensem nos outros, nã as incomoda a elas o barulho?
      abraço, boa semana

      Eliminar
  3. Tu não és apenas gentil com as portas, cigano amado...tu és gentil com tudo e com todos porque a tua natureza é feita de simpatia e gentileza. :)
    A imagem fez-me lembrar uma cantiga que conheço desde criança porque a ouvia na Rádio. Queres que cante um bocadinho? Eu canto:
    Sabiá lá na gaiola
    fez um buraquinho
    voou, voou, voou, voou
    e a minina que gostava
    tanto do bichinho
    chorou, chorou,
    chorou, chorou...


    Fala com a vizinha sim, convida-a para tomar um chá.
    Entre o esclarecer dessa dúvida, já que o silêncio na tua casa apenas interrompido pelo teu gargalhar com os comentários desta tua amiga, não podem dar-lhe a garantia se bates ou não com as portas, pode trazer água no bico... :))
    Beijos e bom domingo, Manel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. gargalhar nã interrompe silêncios, gargalhar é saudável e recomenda-se... faz músculos :)
      (água no bico, como gosto dessa expressão)
      nã sou nada gentil com a vizinha... quase nem lhe consigo dar os bons dias quando nos cruzamos na entrada... mal acorda começa a criar barulhos
      Tu queres dizer para convidar a estrangeira para um chá :)

      Eliminar
  4. Com a chinfrineira que trago nos ouvidos há meses, e os gritos risos e choros da Margarida que com os seus três anos pensa que só gritando se faz ouvir, já não há porta barulhenta que me incomode.
    Abraço, saúde e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. de risos sou fã e admito que às vezes rio alto demais, mas o resto do barulho incomoda-me... tou velho e rabugento :)
      abraço, muita saúde e boa semana

      Eliminar
  5. É a segunda vez que não vejo os meus comentários por aqui. Estarão no spam ou desapareceram mesmo?
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  6. O meu pai chamava-se Gentil, prontos deu-me para isto[risos]

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares