afiadeira

Ahhhhh! Está calor, não está? Disse o agente depois de um salpicado e sonoro arroto que convocava o empregado a aparecer com a segunda rodada. A Menina, o que vai beber? Espere, já sei, uma cidra não é mesmo? Tétisq queria muito levantar-se e esquecer que tinha perdido metade do seu dia de folga por causa de um cartão de cidadão, mas a sua curiosidade estava tão aguçada pelo agente Ò, que ele próprio parecia uma afiadeira com braços e pernas. Nada lhe estava a correr bem, primeiro tinha corrido para o autocarro errado que ligava o Palácio a Tovim, e dava uma volta desgraçada em sentido contrário, ficando muito mais longe da Agência do Ò, o que a tinha feito percorrer quase seiscentos metros de obras que não tinham sido inauguradas a tempo das legislativas. Depois tinha estado à espera daquele personagem que no mínimo se podia dizer que era estranho e que acabava de emborcar a terceira imperial enquanto o narrador tirava os óculos para coçar um olho.

A conversa não retomou logo de seguida aonde havia ficado. Acontece quando há comida que fica entalada nos dentes e agentes que deixam uma unha excessivamente mais longa no dedo mindinho para procederem à sua extração, mesmo que isso possa chocar a jovem sentada à sua frente. Não havia palavras suficientes no seu dicionário para descrever o quão aterradora aquela refeição estava a ser, no entanto, Tétisq não arredava dali, e com uma coragem impressionante, aguentara estoicamente vinte minutos de mastigação de carne mal passada numa boca amplamente aberta de onde ocasionalmente também saiam piropos. Pior só mesmo imaginar toda a cena dublada em inglês pelo José Castelo Branco.

Podemos voltar ao assunto que me trouxe aqui? Insistiu Tétisq, a quem a falta do cartão de cidadão estava a provocar uma imensa perturbação na sua própria identidade. O caso, pelo que a mim me diz respeito, está praticamente resolvido. Disse o agente, enquanto adicionava duas saquetas de adoçante ao seu abatanado. A Menina não fuma, pois como já tive oportunidade de observar, tem um impressionante esmalte branco e os seus dedos são pálidos, mas nada amarelos, logo não terá deixado o cartão junto da máquina de venda. Também não foi de férias recentemente, pois falta-lhe aquele tom de pele saudável de quem esteve esticado ao sol em algum recanto do mundo. Como não conduz, e isso verifico pelo seu calçado confortável e com lama, posso atestar que não o perdeu numa operação stop, nem tão pouco foi numa dessas saídas à noite, porque ultimamente adormece em qualquer sítio e a cama continua a ser o local preferido. Tétisq continuava surpreendida com toda a informação que o agente tinha sobre a sua pessoa, era como se ele tivesse acedido ao seu processo pessoal, onde está contida toda a informação relacionada com os seus hábitos, os seus gostos, a sua rotina esmiuçada em horas e minutos desde o dia do seu nascimento. Era muito mais do que ela própria sabia sobre si, o que a fez de repente perceber que na verdade ela não era quem pensava ser. 

Quando o agente se preparava para concluir a sua dissertação, Tétisq pôs-se de pé num salto e olhando o agente profundamente nos seus olhos raiados e escleróticos bastante vulgares, disse-lhe: Era um caso singular e todavia peculiar. Como é que eu não vi isso logo no início? O agente sorriu e um dos dentes estava coberto de grelos. A Menina não leu o texto, estava lá, mas a Menina saltou essas linhas e começou a ler onde se falava no almoço. Então é essa a resposta, não é? Disse Tétisq,  interrompendo o agente. Eu nunca perdi o cartão do cidadão, ele é que me perdeu a mim. 


para que isto faça algum sentido (e mesmo assim...) é preciso começar por ler aqui este excelente desafio insano da Flor com inspiração na frase da Tétisq.

versão iscas da Noname
versão filetes do Dom Xilre 

Comentários

  1. E báu! O meu afilhado está de volta. Só precisava de ser um tantinho espicaçado :-)
    Boa malha Manel
    Beijinho da madrinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o fim tá uma cena assim pro como quem diz em cima do joelho, mas a pressa é sempre inimiga da articulação... um gajo quer correr e se doer, nã vai longe

      Eliminar
  2. Ahahahahahahahahahahahahahahah ahahahahahahahahahah!!!!

    Portanto, o Xilre deu-lhe classe, tu transformaste o gajo em mitra!!!

    Tão bom, Manel! Mil obrigadas, a sério.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns, Cigano!! De ti não esperava menos... :)
    O agente do Ó não prima pelos bons modos, é deselegante, come como um javardo, mas tem a eficiência de um Lord...Adorei!!
    Aceitas um beijinho?


    ResponderEliminar
  4. Meeedo! Como é que sabes que eu apanho muitas vezes o 7? A agência do Ó é na Solum? O agente, observou que não fumo, onde?
    Tens noção de que está tudo muito bom mas fiquei uma certa impressão de que posso ter um stalker? A única coisa que me descasou foi quando o agente errou naquele palpite do sono, ultimamente não consigo dormir em nenhum lugar, nem na cama.
    Muito obrigada por ajudares a desvendar este mistério, apesar da comichão que te fazem os óculos.
    Na minha terra chamava-mos afia ou aguça à afiadrira.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. *descansou .
      Devo ter muito mais erros mas perdiem-me que estou privada de sono.

      Eliminar
    2. afiadeira é muito mais bonito, e como eu digo ainda é mais bonito. deu imenso trabalho procurar pelo 7, se um dia precisar de andar de autocarro em coimbra já sei que nem vale a pena olhar para o mapa com as linhas. aquilo parece um novelo. espero que encontres o teu cartão do cidadão. já te disse que uma vez andei um dia inteiro com um cartão multibanco nas sapatilhas, com elas calçadas?

      Eliminar
    3. Serás um fauno de cascos duros?

      Quando precisares de andar de autocarro em Coimbra, perguntas-me como fazer.

      Eliminar
    4. dizem que tenho mais que uma afinidade com o demo... mas sem cascos duros, os meus pés são hipermegasensíveis.
      a última vez que estive em coimbra andei de trotinete e quase fiquei debaixo de um carro...

      Eliminar
  5. mais um belo conto, boa escrita, bom enredo, efeito surpresa, criatividade... tudo e tudo à conta de um cartão de cidadão...

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. os créditos são das personagens, eu limitei-me a ver percursos de autocarro e inventar possíveis causas de como se perde um cartão...

      Eliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares