nada

 

 

Segunda-feira pareceu-me o pior dia de sempre. Mas é assim quando temos prazos a cumprir e pessoal a menos. O trabalho fica feito, mas com o sacrifício de alguém. Queixe-me. Fui todo o caminho a queixar-me, lamentando a situação a que cheguei. Faço a minha parte e a dos outros e nunca vejo a vida melhorar. Coisas destas, disse de mim para mim, que até a mim próprio me aborreci com tal choradeira. Estava mesmo quebrado, manco de um joelho e de alma também. Mais quebrado fiquei quando liguei as noticias e vi o que tinha acontecido durante a madrugada. Tanta destruição, tanta gente morta ou desaparecida em menos de dois minutos. E os que sobreviviam ao sismo, tinham agora de sobreviver à perda dos familiares, à incerteza dos que ainda estavam soterrados, ao frio, à fome. Isto sim era o pior dia de sempre para aquelas pessoas. O meu dia tinha sido uma agradável travessia, se virmos bem as coisas. Não tinha razões para me queixar quando tinha um tecto, jantar e a família à distância de um telefonema. Senti-me ridículo e egoísta. Muitos já pouco tinham e agora não tinham nada. Como será não ter nada? Como se dorme e acorda no dia seguinte para o nada? Como se vive quando não há nada?




Comentários

  1. O comentário foi de novo para o spam?
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  2. Manel, acho que não se vive...mas há muitas maneiras de não se viver, tal como há vários tipos de dor, a sua não deixa de ser legítima.

    ResponderEliminar
  3. Não te penalizes tanto, Manel. Fico muito triste com a tua tristeza.
    É natural e humano que nos queixemos das nossas dores, da solidão, do trabalho excessivo que mói o corpo, e do quão desânimador é chegar a casa ao fim de um dia de trabalho cansativo e não ter ninguém à nossa espera. Claro que se formos comparar as nossas inquietações, com outros males imensamente maiores, de um dramatismo terrível, como o que aconteceu na Turquia e acontece quase diariamente na Ucrânia, os nossos passam a ser coisinhas de nada. No entanto, são os nossos males que nos chegam com mais impacto. Pois...sempre assim foi e será.
    Um abraço grande, Manel.
    PS- Desculpa, mas só hoje me senti com ânimo para te dizer algo de jeito.( se é que há algum jeito naquilo que te digo.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. nã fiques tristes com a minha tristeza :) ela é volátil e vai e volta com facilidade, mas a tristeza tem de fazer parte da vida. a bem da verdade, nunca estou só porque se exponho por escrito o que me atormenta, também o faço em busca de partilha... se calhar até nem devia, pois sinto que sobrecarrego outros... como tu por exemplo.
      abraço Janita, e nã te inibas em dizer o que te vai na alma :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares