irritações

 

Ultimamente tenho dormido sem dar conta disso. O sono é tão repousante que não sonho, ou se sonho, nem me lembro. E talvez seja só uma impressão, mas parece que acordo no mesmo sítio e na mesma posição em que adormeci, deitado sobre o lado esquerdo. Estou realmente encantado e nem me aborrece os bocejos descontrolados assim que a luz do dia começa a rarear. Adormeço cedo e acordo cedo. Talvez demasiado cedo, mas agrada-me que ainda seja noite e que seja natural, muito antes do despertador tocar. Pode ser uma consequência da mudança de estação, o aproximar dos dias curtos e frios que pedem mais descanso. Ou um gene de hibernação remanescente, deixado algures no nosso código desde o tempo das preguiças gigantes. Estou encantado e irrito as pessoas que não conseguem dormir. Também irrito as que não apreciam os céus cinzentos e o som da chuva. Nos últimos dias maravilhei-me com os arrebanhados de folhas das árvores junto às grelhas de saneamento, que criavam excêntricas lagoas de água da chuva que cobriam os passeios. É tudo muito belo. Mesmo o chapinhar dos carros. Mas dificilmente consigo partilhar toda esta beleza sem causar umas quantas irritações. E o frio, ainda nem falei do frio que me dá tanta tranquilidade, uma paz grande. Aspiro-o numa grande lufada, sob o peso das várias camadas de roupa da cama. E ele adormece-me, anestesia-me os sentidos. Não há batimentos irregulares, suspiros, ânsias… é quase inaudível a despaixão. Arrisco dizer que só se ouve o sono profundo.



Comentários

  1. Confesso que, regra geral, também durmo bem.
    .
    Feliz dia de todos os Santos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. somos sortudos, um grandes sortudos :)
      Boa semana caro Ricardo

      Eliminar
  2. Há lá coisa que favoreça mais o sono do que o frio, o céu enevoado, e o ruído da chuva a bater suavemente nas vidraças? Claro que isso é um embalo maravilhoso. Aproveita, Manel...as fases de 'despaixão' servem para que a gente possa dormir sossegaditos. :))

    Beijos, fica bem.
    (Bons sonos, mesmo sem sonhos.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ia responder à tua pergunta, mas o clima de despaixão garante-me que nã há nada melhor que o frio e a chuva :) beijos

      Eliminar
  3. Olha, afilhado, por muito que me custe, tenho que dizer-te que nada tem a ver com o tempo mas, com a idade ahahahah
    Até eu, que sempre sonhei pouquíssimo, dormi poucas horas (mas muito bem) já me dou ao luxo de dormir uma meia horita mais e até sonhar de quando em vez :)
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ohhhhh e eu a pensar que ia para novo :)
      mas é possível, é bem possível que seja da idade e como a tenho sentido ultimamente.
      beijos, madrinha mai linda

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares