gorgulho

  ... ou diário de bordo pamdémico tomo II

E uu sabado viimte y cinco dias d'aquell mês, dia do nasciimemto do Salvador, sendo já passados cinco dias da partida da Capitã Cuca y demais tripulação, o escrivão d'serviço, o foormoso Conde de Lagareyro, esperarava sentado a viimda das gentes y mantiimentos que aver podessem, assi de pam e carnes, come quaaes quer outras cousas pois a fome avia já muiita. 
No domingo, estomce, tomou de assalto o domíinio do dispenseiro, avendo tudo que fosse feiijocas e feiijões atormentado e molestado grandemente de uma biichessaa. A nossa naaoo estava tôda cheiia dêles e nos mantiimentos botaram grande estrago, salvamdo-se somemte menos de ooite barris de rum. 
Na terça-feira, cursava o Conde maiis de uua semana sozinho, que lhe pôs em voontade rememdar os panos de tôdas as velas y tôdos os peugos rotos que eram tôdos que aver podessem na naaoo. E outras cousas maiis come cerooulas e botaduras soltas. 
Na quarta-feira, o Conde, damdo a seu corpo a mui breve sono e maltrataado do miiolo, empreende grandes trabaalhos, areando a paalha de aaço as quaarenta bocas de fogo y  aallém desto, lavou as maiis de treezemtas escotilhas mareladas das caganiitas das môscas. 
Na sexta-feira p'la manhãa, aos trimta e uu dia d'aquell mês, tiveram vista de duas velas, uua grande e outra piquena, y cuiidado que eram franceses, se começou o Conde a pôr em ordem de pelejar, mas ao imves disso, trataava de aver uua embarcação de amaazonas, remando mui rijamente  y comamdadas pela rainha Pentesileia, filha de Ares y Otrera que seem delongas aboordaram nosso galeão. O Conde, veendo as domzelas largou das armas, arrolando uu mapa para auxiliar na aboordagem. Podendes vir, dissera o Conde, que fosse sua mercee de se mostrar aaquellas domzelas e disse: apacificaae-vos, ca eu serei vosso servo y vos guiarei por visiita ao nosso mui estimado galeão. 




Comentários

  1. As mulheres dão cabo de ti... Valhatedeus...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. gosto de Valhatedeus, acho que me fica bem e termina em deus...

      Eliminar
  2. Tenho pra mim que aaquellas domzelas que apacificaaeram o Conde, já vinham industriadas pela rainha Pentesileia, para tirar a tosse e tommar possse da nau do -de Lagareyro.
    Vamos ver onde acaba a bravura e começa a brandura...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheheheheheh previste com elevada exatidão os meus desígnios

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares